segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CGU publica Manual Prático de Nomeação e Designação de Cargos e Funções


BSPF     -     07/10/2019




Objetivo é auxiliar os servidores do Poder Executivo Federal a avaliarem os critérios de ocupação de Cargos e Designações estabelecidos pelo Decreto n° 9.727/2019

A Controladoria-Geral da União (CGU) publica nesta sexta-feira (4/10) o Manual Prático de Nomeação e Designação de Cargos eFunções, com orientações a serem observadas pelos órgãos do Poder Executivo Federal quanto à ocupação de cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e das Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE).

O objetivo da publicação é auxiliar, de forma prática, os servidores do Poder Exe­cutivo Federal a avaliarem os critérios de nomeação e designação estabelecidos pelo Decreto n° 9.727, de 15 de março de 2019, de forma a evitar discrepâncias entre as avaliações realizadas por diferentes órgãos e entidades. A expectativa da CGU é de que o Manual confira segurança e uniformidade às decisões adotadas pelas autoridades competentes no âmbito do Poder Executivo Federal.

Segundo o Manual, o estabelecimento de tais regras e requisitos pelo Decreto n° 9.727, de 2019, representa avanço no fortalecimento da meritocracia no Poder Executivo Federal, em consonância com o princípio constitucional da impessoalidade, o qual deve nortear a administração pública e os agentes públicos na prestação de serviços ao administrado.

Principais pontos

O Manual Prático de Nomeação e Designação de Cargos e Funções está dividido em quatro pontos principais: critérios gerais; critérios específicos; dispensa excepcional dos critérios; e registro e avaliação do cumprimento ou dispensa dos critérios.

Em cada um dos itens os termos são conceituados e esclarecidos de forma prática. Alguns pontos contam inclusive com exemplos hipotéticos de possíveis situações para ajudar o gestor a avaliar melhor cada caso.

Além disso, o Manual conta com uma seção de anexos, na qual são disponibilizados os modelos de formulários necessários para o processo de avaliação de critérios para nomeação e designação.

Decreto

O Decreto n° 9.727, de 15 de março de 2019, regulamentou o art. 5° da Lei n° 13.346, de 10 de outubro de 2016, e dispõe sobre os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão do tipo DAS e FCPE, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Cabe ressaltar que, com o advento da Lei n° 13.346, de 10 de outubro de 2016, foram estabelecidos os critérios para a extinção de cargos em comissão do Grupo DAS e a criação de funções de confiança denominadas FCPEs, sendo estas privativas de servidores efetivos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra