BSPF - 23/10/2019
Edital lista os desafios do gestor, entre eles aplicar na
prática as regras que devem simplificar a vida do cidadão
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia
está com inscrições abertas para selecionar profissional que será responsável
por agilizar o compartilhamento de dados entre os órgãos do governo federal e
pela evolução do Cadastro Base do Cidadão, instituído pelo Decreto 10.046/2019.
A iniciativa visa aplicar na prática as regras que devem tornar mais simples e
fácil a vida do cidadão, além de gerir a implementação da Lei Geral de Proteção
de Dados Pessoais (LGDP) pelos órgãos públicos federais.
O edital, aberto na sexta-feira (18/10), com apoio da Escola
Nacional de Administração Pública (Enap), exige do profissional formação de
nível superior e experiência de pelo menos cinco anos em gestão – três na área
específica do cargo. O escolhido ocupará cargo comissionado DAS 101-5, com
remuneração de R$ 13.623.
Podem se inscrever tanto profissionais da iniciativa privada
quanto servidores públicos efetivos ou comissionados de todas as esferas de
governo. As inscrições serão feitas apenas pela internet. Os candidatos devem
passar por etapas que incluem questionários sobre a experiência em gestão de
equipes e conhecimentos específicos, além de gravação de vídeo, estudo de caso
e dinâmica de grupo.
Simplificação
Para que o cidadão não precise mais de se deslocar de um
órgão a outro carregando documentos, certidões e atestados, é necessária maior
integração e compartilhamento de dados entre os órgãos. "O novo decreto
reforçou a ideia do governo único para um cidadão único”, explica o secretário
de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. “Com este
edital, buscamos um profissional que seja uma liderança nessa ruptura de
mentalidade do serviço público, que ajude a criar as soluções inovadoras para a
gestão dos dados, em estrita proteção à privacidade do cidadão", ressalta.
O novo profissional da Secretaria de Governo Digital
assumirá o Departamento de Governança de Dados e Informações e cuidará da
governança de dados, interoperabilidade de sistemas, análise de dados nas
políticas setoriais, segurança da informação e proteção da privacidade do cidadão.
Também coordenará o Comitê Central de Governança de Dados do Poder Executivo
federal, além da adequação do Executivo à LGDP, em articulação com a Autoridade
e Conselho Nacional previstos na legislação.
"A transformação digital é um projeto prioritário para
o governo”, acrescenta Monteiro. “Hoje temos a metade dos serviços públicos do
governo federal acessíveis pela internet. A esse objetivo, somamos a busca pela
desburocratização. O cidadão não está satisfeito preenchendo as mesmas
informações, repetidamente, para cada serviço público”, completa ele.
Seleção ao cargo de diretor(a) do Departamento de Governança
de Dados e Informações do Ministério da Economia
Onde se inscrever: exclusivamente via internet pelo endereço https://forms.gle/HUJyPe9T9nsscc38A,
Prazo: até as 23h55min do dia 31/10/2019.
Como: envio do formulário de inscrição e do currículo no
formato Lattes ou Sigepe – Banco de Talentos, ou Linkedin.
Fonte: Ministério da Economia