quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Meio Ambiente aprova 50% de papel reciclado em repartições federais


Agência Câmara Notícias     -     16/10/2019




Texto estabelece um prazo de cinco anos e uma taxa anual de 10% ao ano para que as repartições atinjam a meta

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16), proposta que obriga as repartições públicas federais a usarem pelo menos 50% de papel reciclado. O texto estabelece um prazo de cinco anos e uma taxa anual de 10% ao ano para que as repartições atinjam a meta.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS) ao Projeto de Lei 6430/16, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). A novidade do substitutivo é o prazo de cinco anos e a implantação gradativa da medida. O texto original dava prazo de 90 dias para que a regra fosse cumprida.

"A substituição de matéria-prima virgem por material reciclado contribui para a redução dos impactos ambientais negativos das atividades econômicas. É inequívoca, portanto, a importância da proposição", avaliou Carlos Gomes.

Catadores

Ele acrescentou que a medida ajudará a consolidar e expandir o setor de papel reciclado, gerando emprego e renda. “Como o setor de recicláveis depende do trabalho dos catadores, a proposição tem também um grande alcance social”, disse ainda o relator.

A regra não se aplicará em caso de indisponibilidade de papel reciclado no mercado ou de não atendimento às especificações técnicas do uso a que o produto se destinar.

A proposta altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos para acrescentar a regra. A lei atual já obriga o governo federal a priorizar produtos reciclados em suas contratações.

Tramitação

A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Antes, o texto foi aprovado também pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra