segunda-feira, 18 de novembro de 2019

STF vai decidir se servidor pode optar por regime de Previdência próprio após criação da complementar


Jornal Extra     -     18/11/2019




O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o servidor que entrou no serviço público federal após a criação do regime complementar de previdência, mas que ocupava cargo público de outro ente federado, poderá ser vinculado ao regime previdenciário próprio anterior. A matéria teve reconhecimento da repercussão geral, após deliberação no plenário virtual do Recurso Extraordinário (RE) 1050597. Quando o processo for julgado — ainda sem data marcada —, a decisão vai valer também para servidores estaduais e municipais.

O recurso foi submetido por um servidor federal que atuava no serviço público municipal contra a decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que negou o direito ao enquadramento no sistema previdenciário anterior ao regime complementar. Segundo a 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do RS, o servidor que pertenceu à esfera estadual, distrital ou municipal e se tornou servidor da União depois de 4 de fevereiro de 2013 não poderia permanecer no regime anterior. Essa da foi quando começou a vigorar o plano previdenciário da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FunprespExe).

O entendimento da Turma Recursal foi que somente o servidor que atuou no serviço público ao mesmo ente federativo e para a mesma pessoa jurídica da administração pública indireta pode ser contemplado pela regra da Constituição Federal, que garante o direito de opção ao servidor para o plano complementar de previdência para aquele que ingressou no funcionalismo até a data da criação desse regime previdenciário.

No STF, o servidor defende que seu direito de opção deve ser reconhecido, pois não houve quebra da continuidade na prestação do serviço público. Ele argumenta ainda que a Constituição não faz distinção entre servidores públicos federais, municipais e estaduais e que a expressão “serviço público” abrange todos os entes da federação e suas respectivas autarquias e fundações.

De acordo com o Supremo, o relator do recurso, ministro Edson Fachin, explicou que a controvérsia trata da definição do alcance da expressão "ingressado no serviço público" que consta no artigo 40, parágrafo 16 da Constituição para fins de opção sobre o regime de previdência a ser adotado. O ministro lembrou que o STF, em sessão administrativa, já reconheceu a possibilidade de manutenção, sem interrupção, do regime previdenciário dos servidores de outro ente federativo que ingressaram na Corte após a instituição da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud). Observou, no entanto, que não há precedente específico do STF a respeito da questão.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra