BSPF - 24/12/2019
Iniciativa busca tornar linguagem online mais simples e
acelerar soluções para usuários do portal gov.br
Aproximar o Estado da sociedade na prestação de serviços
públicos é parte das estratégias da
Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Para isso, a
área torna disponível o Guia de Edição de Serviços no portal gov.br. Agora,
gestores dos 217 órgãos da União podem trilhar no portal o passo a passo para
acelerar o acesso dos cidadãos a serviços públicos, oferecendo informações para
simplificar os processos de uso.
No guia constam, por exemplo, orientações sobre como
descrever os serviços de forma mais fácil para o cidadão. Essa é uma etapa
imprescindível para que as pessoas os acessem sem perda de tempo. O processo
engloba desde o pedido feito pelo usuário (inscrição, requisição, convocação,
etc.) até a entrega. Ou seja, só termina quando o interessado recebe o que
tinha solicitado no início da ação.
A avaliação sob a ótica do usuário norteou a formulação do
guia pelo Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, da
Secretaria de Governo Digital. É essa equipe que tem a missão de formular
padrões de qualidade para a oferta de serviços públicos, em especial nos canais
digitais. "O acesso do cidadão começa com a clareza das informações sobre
os serviços públicos. Para isso, precisamos que os responsáveis pelos mais de 3
mil serviços no portal gov.br tenham consciência e condições de adequação das
informações para uma perspectiva pró usuário", esclarece o diretor do
departamento, Joelson Vellozo Júnior.
Passo a passo
"Você já precisou usar um serviço ou montar alguma
coisa e, quando foi procurar as instruções de como fazer, teve a impressão de
que elas deixavam a tarefa mais difícil em vez do contrário"? Essa é uma
das primeiras reflexões contidas no guia, que estimula o gestor a se imaginar
na pele do usuário para, só então, agir. No guia também constam dicas para a
apresentação e exposição dos serviços ao público, já que, na prática,
instruções transpostas de forma incompleta, confusa ou em linguagem inacessível
podem até resultar na desistência do usuário.
Hoje, 53% dos serviços do governo federal já são digitais e
estão disponíveis no gov.br. Somente neste ano, 503, ao todo, foram
digitalizados. O número já supera em 20% a meta prevista para 2019. O cidadão
tem à disposição, inclusive, mecanismos de avaliação, atribuindo de uma a cinco
estrelas (esta última é a avaliação máxima). "Este guia faz parte de um
grande esforço de conscientização no serviço público. No futuro próximo,
pretendemos trazer ainda mais novidades sobre novas ferramentas e normativos de
apoio à linguagem cidadã", acrescenta Vellozo Júnior.
Fonte: Ministério da Economia