sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Servidor: governo corta pagamento de gratificações temporárias


Metrópoles     -     27/12/2019




Agora, são 226 benefícios para profissionais com nível superior e 175 para nível médio. Regras foram publicadas no Diário Oficial da União

O governo federal reduziu o pagamento de gratificações temporárias a servidores públicos. A Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia endureceu as regras em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (27/12/2019).

O documento, assinado pelo secretário de Orçamento Federal, George Soares, determina que, no máximo, 401 servidores dos órgãos do sistema de planejamento e de orçamento federal poderão receber o benefício.

Agora, são 226 benefícios para profissionais com nível superior e 175 para nível médio. Os cortes afetam até mesmo o gabinete do ministro da Economia, cargo atualmente ocupado por Paulo Guedes. O número passa de 29 para 21 servidores.

As mudanças afetam as Gratificações Temporárias das Unidades dos Sistemas Estruturadores da Administração Pública Federal (Gsiste) do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal (Sipof).

Em média, o valor pago é de R$ 3.158. O benefício da Gsiste é calculado considerando a remuneração do servidor desde que o total não exceda o teto de R$ 12.526.

A mais recente atualização no sistema ocorreu em 2017, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). À época, era permitido o pagamento a 4,3 mil servidores.

“Para a percepção da Gsiste do Sipof, além de estar em exercício nos órgãos central ou setoriais, os servidores deverão desempenhar as atividades críticas das respectivas competências”, determina o texto. Na prática, os servidores, para receberem o benefício, devem...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra