quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Geap: Reajuste contestado


BSPF     -     30/01/2020




A Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e Seguridade Social (Anasps) entrou com ação na Justiça para reduzir o reajuste das mensalidades da Geap, a maior operadora de planos de saúde do funcionalismo federal. O aumento, de 12,54%, está previsto para entrar em vigor em fevereiro.

A Anasps considera o percentual abusivo - porque sucede cenário de altas acumuladas de 67,03% - e exige correção com base na inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), de 4,31% em 12 meses. A redução é justificada porque os servidores não tiveram reajuste salarial nos últimos anos e não têm previsão para os próximos, diz a entidade.

Na ação, a associação destaca que, o aumento previsto "é penoso e escorchante e, certamente, inviabilizará a manutenção de muitos beneficiários na relação jurídica com a Geap", principalmente os mais idosos que "não serão recebidos em outros planos de saúde empresarial comercializados como de praxe no mercado".

De acordo com a entidade, o reajuste de 12,54% só foi aprovado porque, no Conselho da Administração (Conad), o governo tem mais poder de decisão que os representantes dos servidores. A Geap está desde 2013 em regime de direção fiscal decretado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), devido aos sucessivos prejuízos acumulados. A operadora já teve 600 mil associados, mas, atualmente, eles não passam de 300 mil segundo a Anasps.

Fonte: Correio Braziliense


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra