sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Servidor: governo federal anuncia mais corte de cargos em 2020


Metrópoles     -     17/01/2020




Somente em 2019, a pasta extinguiu 26,5 mil vagas que estavam abertas e tiveram fechamento imediato

O governo federal fará mais uma rodada de corte de cargos nos quadros do funcionalismo público nos próximos meses. Em café da manhã com jornalistas, o secretário-especial de desburocratizarão, gestão e governo digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, adiantou a redução.

O novo corte de cargos ocorrerá ainda no primeiro semestre. O governo, contudo, não detalhou quantas vagas e quais órgãos e carreiras serão afetadas.

Somente em 2019, a pasta extinguiu 26,5 mil cargos que estavam vagos e tiveram fechamento imediato. Outros 14,3 mil estão ocupados, mas deverão deixar de existir após vacância. “Isso serve para verificar eventuais cargos obsoletos”, destacou.

Em dezembro, o Metrópoles mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou três decretos que extinguem juntos 61,5 mil cargos entre comissionados, de confiança e postos extintos.

Para se ter dimensão dos cortes do primeiro ano de gestão, Bolsonaro enxugou o quadro em um número 31% maior do que o do ex-presidente Michel Temer (MDB), que realizou o que, até então, tinha sido o maior corte da história ao acabar com 42 mil cargos durante o mandato.

Em comparação com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que cortou 3 mil cargos, a redução promovida por Bolsonaro é 20 vezes superior. Ao todo, o governo federal mantém mais de...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra