quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Deputados comentam fala de Paulo Guedes sobre servidores “parasitas”


BSPF     -     12/02/2020




A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que se referiu a servidores públicos como “parasitas” foi alvo de pronunciamentos de deputados da oposição e da base governista no Plenário da Câmara nesta terça-feira (11).

Ao defender a reforma administrativa na última sexta-feira (7), Guedes comparou a relação entre os servidores e o Estado a uma relação de hospedeiro e parasita. “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático, não dá mais”. No mesmo dia, porém, ele divulgou nota em que declarou reconhecer a qualidade elevada dos quadros de servidores públicos.

Parlamentares de oposição, no entanto, criticaram o ministro de forma incisiva. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) afirmou que os servidores são fundamentais para as políticas públicas. “Se parasitas existem, são os banqueiros, do que o ministro Guedes entende muito. São os que levam metade da riqueza deste País”, afirmou.

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) destacou que a fila na concessão dos benefícios do INSS é resultado da falta de servidor público. “Parasitas são aqueles que estão na Esplanada e não resolvem os problemas do dia a dia do povo, seja gerando emprego, seja investindo na educação e no serviço público em geral”, disse.

O deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) minimizou a polêmica e ressaltou que Paulo Guedes já se desculpou pelas declarações. “O ministro Guedes é empolgado, ele se emociona, é entusiasmado. Ele reconhece, em nota, que usou o termo parasita, mas que o termo foi tirado do contexto”, disse. Perondi destacou a “humildade” do ministro de pedir desculpas.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que Guedes só pediu desculpas “porque a repercussão da fala foi péssima”. “Mas o que ele disse, ele disse. Ele acusou genericamente os servidores públicos de parasitas, sim!”, criticou.

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disse que as declarações de Guedes foram distorcidas e descontextualizadas “de uma forma extremamente maldosa”. E que o ministro se referiu apenas aos que “realmente parasitam a estrutura do Estado, pedindo reajustes automáticos, não servindo à sociedade como devem fazer e fazem a maioria dos servidores públicos, mas servindo-se a si próprios”.

Fonte: Agência Câmara Notícias


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra