quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Senador pede voto de repúdio por fala de Guedes sobre servidores


BSPF     -     12/02/2020




O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) propôs em Plenário, nesta terça-feira (11), voto de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por ter comparado servidores públicos a "parasitas que estariam acabando com o hospedeiro", o Estado. A declaração do ministro foi dada em palestra na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, no dia 7 de fevereiro, ao defender a agenda da reforma administrativa.

— Eu fiquei extremamente constrangido com a fala do ministro. Eu quero deixar claro que são servidores públicos os auxiliares de enfermagem, que cuidam dos nossos pacientes, dos nossos familiares; os bombeiros que salvam vidas; o policial que cuida da sua segurança. Nós temos que entender que nós temos que partir da premissa da regra, e a regra é que nós temos excelentes servidores tanto no âmbito municipal, estadual e federal. E se algum tem desvio de conduta, que as corregedorias ali atuem, e que expulsem, que estabeleçam a penalidade — ressaltou.

Contarato reconheceu que é preciso, sim, debater uma reforma administrativa, mas ponderou que o centro do debate precisa ser os privilégios de “verdadeiras castas do funcionalismo público” e suas atuais distorções.

— Não podemos tolerar que o titular de uma das principais pastas ministeriais deste governo assedie toda uma categoria de trabalhadores. Cabe ao Parlamento fazer o devido reparo em homenagem a esses profissionais que contribuem, diuturnamente, para a garantia da prestação de serviços públicos, dos mais elementares aos mais complexos — conclamou, ressalvando que o ministro e desculpou depois da repercussão de sua declaração. 

Fonte: Agência Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra