BSPF - 29/02/2020
Insatisfeito com os resultados dos serviços digitais
colocados à disposição da população, o governo fará uma espécie de recall em
todo o sistema.
Para isso, Secretaria de Governo Digital do Ministério da
Economia lançou uma chamada de voluntários a fim de testarem o portal gov.br,
os serviços do eSocial e a carteira digital de trânsito. Quem quiser participar
deve acessar: atendimento@portal.gov.br.
Com o recall, o governo pretende eliminar barreiras
enfrentadas pelos usuários, desde o acesso online e a realização de seu pedido,
até o acompanhamento da demanda e da solução.
Do celular
Segundo o Ministério da Economia, atualmente, 54% dos
serviços do governo federal são totalmente digitais: 1.807 ao todo. A meta é a
transformação digital de 100% dos serviços até 2022.
O ministério informa que alguns serviços de forte impacto
entre a população já são obtidos em algumas horas, sem sair de casa, no
computador ou celular. É o caso da carteira de trabalho e do certificado
internacional de vacinação e profilaxia.
Os serviços digitais são desenvolvidos e monitorados pelo
Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos da Secretaria de
Governo Digital. Cada tipo de serviço público demanda uma metodologia diferente
de pesquisa, afirma o diretor do departamento, Joelson Vellozo Júnior.
“O usuário é o maior especialista no serviço público. Quando
o gestor tem o conhecimento do que chamamos ‘as dores do usuário’, é possível
priorizar aquilo que mais importa para quem está usando o serviço”, ressalta
Velloso Júnior.
eSocial
No caso do eSocial, Sistema de Escrituração Digital das
Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, os testes possibilitaram
uma série de ajustes. O projeto prevê a unificação do envio de informações
pelos empregadores a respeito de empregados domésticos, jardineiros, caseiros,
cuidadores de idosos, por exemplo.
O sistema passou por uma etapa de simplificação e agora é
foco da chamada dos voluntários. Os testes estão previstos para o período de 2
a 6 de março.
Uma das primeiras voluntárias participantes do recall, a
bancária Marília Rodrigues, 37 anos, aprovou a iniciativa. “Uma coisa é eu
estar em um banco e testar serviços com um grupo de 500 pessoas. Outra é o
governo federal lançar um portal e nos chamar para avaliar. Achei uma inovação
e tanto”, diz.
Carteira de trânsito
Na chamada para o recall, é grande a expectativa em relação
à carteira digital de trânsito, digitalizada desde novembro de 2019 e que já
dispõe de 5 milhões de usuários com o QRcode.
“Achei excelente a iniciativa, pois permite que a população
opine sobre os serviços do governo. Há um desconhecimento sobre o que a
internet nos permite fazer, como retirar certificados e documentos”, afirma a
empresária Juliana Ribeiro de Alencar, 42, de Brasília.
Fonte: Blog do Vicente