BSPF - 23/02/2020
Serviço será contratado por 12 meses nos órgãos públicos
localizados em Florianópolis e na região metropolitana
O Ministério da Economia publicou, nesta sexta-feira (21/2),
a Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 01/2020, para a contratação de
serviço de transporte administrativo de servidores públicos em Florianópolis e
região metropolitana. Os órgãos públicos e entidades que terão funcionários e
colaboradores atendidos pelo serviço deverão lançar suas demandas até 10 de
março, por meio do Portal de Compras.
A IRP permite a contratação de serviços de táxi, de
transporte individual de passageiros ou de transporte por locação de veículos,
com área de atuação em Santa Catarina. O contrato terá duração de 12 meses.
Entre as exigências do contrato está a de que os carros tenham quatro portas,
ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com GPS.
Economia
O TáxiGov começou a funcionar em 2017 no Distrito Federal,
onde atualmente 50 órgãos e entidades utilizam a ferramenta, gerando uma
economia total de R$ 22,9 milhões. No Rio de Janeiro, o serviço começou em
outubro de 2019 e 11 órgãos e entidades já assinaram contrato com o governo
federal. Até julho, mais 40 instituições públicas federais presentes no estado
devem aderir ao uso da ferramenta. A estimativa de economia para 2020 com a
medida é de, pelo menos, R$ 13,6 milhões para os órgãos localizados no RJ.
Em São Paulo, os órgãos e entidades começaram a utilizar o
TáxiGov em dezembro de 2019. A economia prevista ao final do ano, após todas as
instituições assinarem seus contratos, é de 61,5%, o que equivale a R$ 5,4
milhões.
Novas adesões
A expectativa é de que, ainda neste primeiro semestre, o
modelo esteja implantado em Florianópolis, Belo Horizonte e Cuiabá. Até
outubro, Salvador, Natal e Porto Alegre também estarão utilizando o serviço.
A adoção do TáxiGov também possibilitou o leilão de 137
veículos que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública.
A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão.
“Outro ganho do TáxiGov está relacionado à simplificação da
gestão pública. Mais de 60 contratos de transporte terrestre de servidores e
colaboradores foram encerrados com a adoção do modelo”, destacou o secretário
de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
Outra vantagem do serviço é a qualidade do atendimento. Além
de permitir que o usuário solicite uma corrida por meio de aplicativo, o tempo
de atendimento é 22% menor em relação aos modelos de transporte anteriores.
Fonte: Ministério da Economia