BSPF - 16/03/2020
Mais de 200 servidores passarão a utilizar o serviço de
transporte administrativo
Os membros e servidores do Conselho Nacional do Ministério
Público (CNMP), em Brasília, começam a utilizar o TáxiGov a partir desta
segunda-feira (16/3). O modelo de transporte administrativo, desenvolvido pelo
Ministério da Economia (ME), beneficiará cerca de 200 servidores públicos do
órgão. A implantação da iniciativa representará uma economia estimada de 70% em
relação aos formatos utilizados anteriormente pelo CNMP.
“Vivemos um momento em que a administração pública precisa
ser racional no uso de seus recursos, e no campo da gestão existe espaço para
construirmos juntos com outros Poderes”, afirma o secretário de Gestão do
Ministério da Economia, Cristiano Heckert. “Este serviço que está sendo
implantado no conselho, o TáxiGov, é uma solução desenvolvida para dar
eficiência, economicidade e resolver uma necessidade da administração pública
de forma inteligente”, complementa.
O contrato assinado pelo CNMP deste ano prevê 26 mil
quilômetros em corridas por ano a um custo estimado de R$ 76 mil. “O TáxiGov
demonstra que é possível, viável e saudável entregar um serviço de muita
qualidade a um valor muito mais reduzido do que o do antigo modelo”, completa
Maurício Andreiuolo Rodrigues, secretário-geral do CNMP.
Histórico
Implantado em 2017 no Distrito Federal, o TáxiGov já está em
uso também no Rio de Janeiro e em São Paulo. No total, são 53 órgãos e
entidades fazendo uso da ferramenta, com quatro milhões de km rodados e mais de
500 mil corridas realizadas. “Isto significa que 1,9 mil toneladas de CO2
deixaram de ser emitidas”, informa Heckert. Até o momento, a medida já gerou
uma economia de R$ 22,9 milhões.
Ainda neste primeiro semestre, o modelo será implantado em
mais três capitais: Florianópolis, Belo
Horizonte e Cuiabá. Até outubro, Salvador, Natal e Porto Alegre também estarão
utilizando o serviço.
A utilização do TáxiGov possibilitou, ainda, o leilão de 137
veículos que deixaram de ser usados pelos órgãos da administração pública. A
venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão. Além disso, 63
contratos de transporte terrestre de servidores e colaboradores foram
encerrados com a adoção do modelo.
Outra vantagem do serviço é a qualidade do atendimento. Além
de permitir que o usuário solicite uma corrida por meio de aplicativo, o tempo
de atendimento é 22% menor em relação aos modelos de transporte anteriores.
Fonte: Ministério da Economia