sábado, 14 de março de 2020

Governo anuncia medidas de prevenção ao Covid-19 para órgãos públicos


BSPF     -     14/03/2020




O governo anunciou nesta sexta-feira (13) algumas orientações a serem seguidas por órgãos públicos a fim de evitar e prevenir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) no país e garantir a manutenção dos serviços públicos. As medidas foram estabelecidas em conjunto com o Ministério da Saúde e foram publicadas na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).

Entre as instruções aos órgãos, está reavaliar a necessidade de realização de eventos e reuniões com um grande número de participantes. Outra medida determina trabalho remoto para servidores e empregados públicos que realizarem viagens internacionais e apresentarem sintomas associados ao Covid-19. O esquema de teletrabalho deverá ser realizado até o décimo quarto dia contado da data do retorno do funcionário ao Brasil.

Veja todas as medidas do governo federal:

1 - Os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) deverão organizar campanhas de conscientização dos riscos e das medidas de prevenção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19, observadas as informações e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

2 - Os órgãos e entidades deverão reavaliar criteriosamente a necessidade de realização de viagens internacionais a serviço programadas enquanto durar o estado de emergência de saúde pública decorrente do Covid-19.

3 - Os servidores e empregados públicos que realizarem viagens internacionais, a serviço ou privadas, e apresentarem sintomas associados ao Covid-19, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, deverão executar suas atividades remotamente até o décimo quarto dia contado da data do seu retorno ao País.

4 - Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal deverão reavaliar criteriosamente a necessidade de realização de eventos e reuniões com elevado número de participantes, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública. Deverá ser avaliada a possibilidade de adiamento ou de realização do evento ou da reunião por meio de videoconferência ou de outro meio eletrônico.

5 - Enquanto permanecer o estado de emergência de saúde pública, os atestados de afastamento por motivo de saúde poderão ser entregues no formato digital, no prazo de até cinco dias após a sua emissão.

Medidas do Poder Legislativo

O avanço do novo coronavírus no Brasil também alterou as atividades diárias do poder Legislativo. Os presidentes do Senado e da Câmara, por exemplo, decidiram na última quarta-feira (11) adotar procedimentos e regras de prevenção à transmissão do coronavírus nas dependências das Casas. Agora, o acesso à Câmara e ao Senado está restrito a congressistas, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito nacional, estagiários, menores aprendizes e empregados que prestam serviços.

Sessões solenes, eventos de lideranças partidárias e de frentes parlamentares, visitas institucionais e outros programas patrocinados pelas Casas foram canceladas temporariamente. Também estão suspensas as viagens em missão oficial de parlamentares e servidores.

Fonte: Congresso em Foco


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra