quinta-feira, 19 de março de 2020

Governo regulamenta trabalho remoto de servidores; Câmara cancela votações e STF restringe acesso


BSPF     -     19/03/2020




O governo federal regulamentou o trabalho remoto para servidores, enquanto o Congresso Nacional cancela comissões e também a sessão que iria votar os projetos sobre o orçamento impositivo. 

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (17) as normas para o trabalho remoto de servidores públicos, além de restringir as viagens nacionais e internacionais. 

Poderão fazer trabalho remoto os servidores ou empregados públicos com 60 anos ou mais; ou que tenham doenças crônicas, imunodeficientes ou graves, que são o público mais vulnerável à doença covid-19. Gestantes, lactantes e funcionários que vivam na mesma casa e precisem cuidar de alguma pessoa com suspeita ou confirmação do coronavírus também deverão fazer o trabalho remoto. 

O decreto ainda estabelece que os demais servidores podem se revezar em turnos diferentes para reduzir a circulação de pessoas nos ministérios e órgãos públicos. As únicas exceções são para os profissionais de segurança, saúde e demais atividades consideradas essenciais para cada entidade pública. 

No Congresso, audiências públicas foram canceladas, inclusive a com o ministro da Economia, Paulo Guedes, prevista para esta terça-feira na Comissão Mista da reforma tributária. Algumas comissões cancelaram até mesmo reuniões deliberativas, que é quando os parlamentares votam os projetos, como a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

Mas a comissão que analisa a criação da nova carteira de trabalho Verde e Amarela manteve a sessão marcada, restringindo apenas a entrada de pessoas na sala. 

Na Câmara, a maioria das comissões foram canceladas, foi mantida apenas a que discute ações para combater o coronavírus. A sessão conjunta de deputados e senadores que estava marcada para hoje também foi cancelada. A sessão votaria os vetos presidenciais e os projetos que regulamentam o orçamento impositivo, definindo o controle de parte do Orçamento da União. 

Já o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve as sessões plenárias presenciais, apesar de restringir a circulação de pessoas tanto no tribunal quanto dentro do Plenário.

Fonte: Radioagência Nacional


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra