terça-feira, 14 de abril de 2020

Regras para trabalho remoto de servidores do INSS são inconstitucionais, diz federação


Jornal Extra     -     14/04/2020




A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) emitiu um parecer jurídico no qual alega ser inconstitucional a Portaria 422, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que estabeleceu regras para o trabalho remoto dos servidores da instituição por conta da pandemia do novo coronavírus.

A portaria afirma que o controle da jornada de trabalho no modelo remoto será feito por meio da avaliação do cumprimento dos pactos firmados (por meta de produtividade ou por atividade) e também estabelece que os servidores terão que ficar à inteira disposição do INSS. Para a federação, o trecho descumpre o direito estabelecido pela Constituição, que fixa uma carga horária máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais. Procurado, o INSS não se manifestou a respeito.

Para a equipe jurídica da Fenasps, não há proposta de pacto, mas a imposição de critérios para quem deseja trabalhar remotamente, com condições desfavoráveis e custos para os servidores. O documento também ressalta que muitos trabalhadores podem não ter acesso a um serviço de internet ou ter um serviço sem a qualidade necessária para desempenhar sua função sem prejuízo de possíveis avaliações por desempenho e atingimento de metas.

Rolando Medeiros, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdencia Social do Estado do Rio (Sindsprev/RJ), que integra a Fenasps, corrobora com a análise da entidade.

— Quando foi dito que o servidor iria trabalhar de casa, não havia esse pacto de cumprimento de metas. O governo não deu contrapartida para que o servidor possa cumprir as metas estabelecidas e tirou auxílios alimentação, transporte e...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra