quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ministério do Desenvolvimento Regional é o 10º órgão a aderir ao TransformaGov

BSPF     -     20/05/2020

 

Programa tem o objetivo de modernizar a administração pública e aprimorar a execução de suas políticas

Com a adesão, nesta terça-feira (19/05), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), já são dez os órgãos federais participantes do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). Entre os projetos estabelecidos pelo acordo assinado estão a migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil e a adoção de capacitações voltadas à melhoria da gestão das transferências de recursos. A partir de agora, o MDR tem metas estabelecidas para modernizar a sua gestão até dezembro de 2021. 

“O diferencial do Transformagov é a abordagem sistêmica de todas as dimensões que envolvem a melhoria da gestão. Com a adoção de um olhar holístico e a mobilização de recursos, que até então estavam dispersos, certamente, em poucos meses, conseguiremos alavancar o patamar de desempenho do MDR”, disse o secretário de Gestão do Ministério da Economia (ME), Cristiano Heckert. 

Ele explica que o MDR contará com a equipe da Secretaria de Gestão para executar a implementação de medidas em diversas áreas, como logística, transferências da União, gestão estratégica e estruturas organizacionais. O objetivo do programa é priorizar ações consideradas relevantes para o aprimoramento da gestão, por meio da adoção de soluções fornecidas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. 

Ainda em 2020, o MDR deve implementar a gestão de riscos, formalizando-a por meio de portaria. Outra medida – entre as 27 ações estabelecidas no plano de trabalho da Pasta – será a migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil até 2021. Ainda em relação à melhoria da gestão das transferências de recursos, o acordo prevê a realização de capacitação de servidores sobre as ferramentas de gestão da Plataforma e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr). 

Estão previstas ainda medidas voltadas à melhoria do processo de trabalho do órgão, como a adoção da solução de Protocolo Eletrônico e a implantação do módulo de governança e gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para acompanhamento remoto do órgão central. 

“Dentro do nosso cronograma de trabalho no programa, iniciamos a implantação primeiramente nos ministérios, e agora já estamos iniciando a abordagem com a Administração Indireta”, destaca Heckert. “Essa expansão será importante para avançarmos no compartilhamento de soluções de área meio, como por exemplo, contratações de forma conjunta, e outras soluções que possam ser compartilhadas entre os ministérios e suas entidades vinculadas”. 

O que é o TransformaGov 

O TransformaGov propõe medidas de eficiência em cinco conjuntos de ações: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; processos internos; gestão de pessoal e estruturas organizacionais. 

Além do MDR, os outros nove órgãos que fazem parte do TransformaGov são estes: Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Cidadania (MCidadania), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Arquivo Nacional e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).  

Fonte: Ministério da Economia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra