sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Semana de Inovação: Último dia do evento coloca os servidores públicos no centro do debate


BSPF     -     20/11/2020


A colaboração no serviço público, a clareza do papel do servidor e a aprendizagem constante foram alguns dos assuntos abordados

O papel dos servidores públicos na construção de futuros possíveis para a administração pública foi o assunto desta quinta-feira (19/11), no último dia da Semana de Inovação 2020. A moderadora, Marizaura Camões, coordenadora-geral de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), provocou os convidados com três questões: nesse contexto de transformação digital e em meio a uma pandemia, o que os servidores precisam deixar para trás, o que estão fazendo de melhor e podem manter e o que devem fazer diferente daqui para frente.

O secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, destacou a necessidade de abandonar pensamentos como “sempre foi assim, sempre fizemos dessa forma”. “O que foi receita de sucesso no passado, não é receita de sucesso para o futuro. Temos que estar constantemente nos reinventando”, disse. Lenhart também citou a necessidade de abandonar o medo de errar, para “buscar algo positivo, transformador”, e destacou a necessidade de “transformar a vida das pessoas durante toda a nossa trajetória profissional”.

Responsabilidade, profissionalismo e resiliência também foram citados como atributos que os servidores devem manter no desempenho de suas funções, segundo o secretário. “Não podemos desistir na primeira dificuldade, devemos perseverar e buscar os objetivos, para cada vez entregar mais e prestar um serviço público sempre melhor para a população.”

Ao falar sobre o que deve ser feito diferente para o futuro, o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal citou como prioridade colocar as pessoas no centro do processo. “Precisamos ter a gestão de pessoas como algo estratégico”, ressaltou, “com uma estrutura organizacional mais adaptada, capaz de enfrentar os desafios e se adequar às mudanças que temos pela frente.” Ele destacou também o papel da cooperação das equipes. “Temos um capital humano valioso no serviço público, porém precisamos criar um ambiente melhor, onde tenhamos a percepção da importância do nosso trabalho e ter a confiança e o reconhecimento do cidadão.”

A coordenadora do Comitê de Dados para o Combate à Covid-19 do Rio Grande do Sul, Leany Lemos, lembrou que o mundo está em transição. “Precisamos nos ajudar mais, trabalhar juntos”, declarou. Ela acredita que a paixão pelo que se faz deve ser sempre mantida, para que o servidor “dê o seu melhor”. E observou: “Se deixarmos para traz o que não funciona e magnificar o que há de bom, já estaremos mudando o futuro.”

O fundador do Instituto República, Guilherme Coelho, também destacou a importância das relações humanas. “Nosso objetivo deve ser melhorar nossas relações entre os times, construir um ambiente de confiança, onde todos tenham voz”, ressaltou. “Todos trabalham num ambiente de aprendizagem e juntos precisam pensar em soluções, algo ambicioso, que permita testar riscos.”

A Co-fundadora e presidente executiva da Apolitical – uma rede global de aprendizagem para o serviço público –, Lisa Witter, chamou a atenção para a necessidade de trabalhar com diferentes setores, de forma holística, orquestrada, e aconselhou: “Sempre tenha um objetivo em mente e tente colocar o usuário no centro. Sejam ativos, mudem o mundo, trabalhem juntos. Reconheçam o trabalho do outro e reconheçam que há um sucesso conjunto.”  

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra