BSPF - 30/06/2021
O Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe)
já permite que servidores públicos federais de todo o país obtenham
certificados digitais sem a necessidade de que compareçam presencialmente para
comprovar a identidade. Depois da emissão, eles podem consultar prévias de
holerite e marcação de férias, bem como ter acesso a outros serviços.
Mais de 15 mil certificados já foram obtidos por meio do
Sigepe. "É uma ampliação significativa do acesso a certificados
digitais", destaca Pedro Motta, gerente do Serviço de Certificação Digital
do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Motta conta que tudo é
feito online, sem uso de papel, a partir das informações cadastradas no Sigepe,
com autorização da chefia imediata ou do grupo de autorizadores do órgão.
A segurança do procedimento é reforçada pelo registro de cada etapa do procedimento no Sigepe. Para que o órgão possa emitir o certificado, é preciso fazer um contrato específico com o Serpro. A economia de custos estimada é de 70%.
O certificado digital é como uma carteira de identidade
eletrônica que possibilita a troca segura de informações na internet. Diversos
documentos podem ser assinados e enviados com o certificado, que contém os
dados do titular, como nome, CPF e data de nascimento. A tecnologia permite o
acesso seguro a sistemas governamentais e empresariais.
Fonte: canaltech