quinta-feira, 10 de junho de 2021

Sem concursos e reajustes, governo reduz gasto com pessoal pela primeira vez em mais de uma década

 

Jornal Extra     -     10/06/2021


Brasília — As despesas com pessoal do governo federal caíram no ano passado, passando de R$ 286,4 bilhões, em 2019, para R$ 285,3 bilhões. O dado faz parte do Relatório Contábil do Tesouro Nacional, que será divulgado nesta quinta-feira. Foi o primeiro recuo pelo menos desde 2009, início da série histórica apresentada no levantamento. 

Como contrapartida às transferências de recursos para estados e municípios, o Congresso aprovou, a pedido do governo, a proibição de reajustes de servidores das três esferas até o fim deste ano.

Menor reposição de aposentados

Para frear as despesas com salários, o Ministério da Economia reduziu ainda a taxa de reposição de servidores aposentados e digitalizou os principais serviços públicos. 

A conta do Tesouro é um somatório da despesa bruta com ativos, inativos e pensionistas. Em 2020, as despesas com pessoal representaram o equivalente a 43,8% da...

Leia mais em Sem concursos e reajustes, governo reduz gasto com pessoal pela primeira vez em mais de uma década


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra