sábado, 14 de agosto de 2021

Beneficiários civis do Executivo Federal que não fizeram a Prova de Vida devem realizá-la até 30/9

 

 BSPF     -     14/08/2021


Quem não comprovou vida, desde o início da suspensão, em março de 2020, até 30 de junho de 2021, deverá realizá-la para regularizar a situação

A Prova de Vida dos servidores públicos federais aposentados e dos pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal que ficou suspensa desde março de 2020, como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19, voltou a ser exigida a partir do dia 1º de julho deste ano. 

Os beneficiários têm até 30 de setembro de 2021 para realizar a prova de vida referente ao ano de 2020 e ao período de janeiro a junho de 2021. O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, órgão central de gestão de pessoas da Administração Pública federal, elaborou o calendário a seguir, para orientar os beneficiários a atualizar a situação da Prova de Vida e garantir a continuidade dos pagamentos.


COMO FAZER 

A Prova de Vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário. 

Para provar que está vivo, o beneficiário pode, por exemplo, utilizar uma das seguintes opções: 

- Realizar a Prova de Vida Digital, por meio de aplicativo no celular;

- Comparecer presencialmente, munido de documento de identificação com foto, a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento. 

Para a Prova de Vida Digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e MeuGov.br. 

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo MeuGov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br. 

Independente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador. Em qualquer desses canais é possível obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da Prova de Vida. 

Saiba mais 

Para saber mais sobre a Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal, o cidadão deve acessar o Portal do Servidor. 

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra