terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Governo retarda novas nomeações



Cristiane Jungblut
O Globo     -     07/02/2012




 BRASÍLIA - O governo quer aprovar até o final de abril, na Câmara e no Senado, o projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público da União. Com esse calendário otimista, a intenção do governo é tentar segurar novas nomeações até lá, para que os futuros servidores já sejam contratados com base nas novas regras. Mas esse plano só será cumprido se o Congresso não demorar a votar a proposta. O projeto é o primeiro item da pauta do plenário da Câmara de hoje, mas a votação pode ficar para depois do carnaval.

Não se sabe o número certo de servidores já aprovados em concursos que podem ser nomeados este ano, mas a expectativa é que o volume seja grande. Em 2011, por exemplo, foram contratados 20.606 funcionários concursados, segundo o boletim estatístico de dezembro do próprio Ministério do Planejamento e Gestão. Em 2010, esse número foi bem maior: 36.600. Para este ano, o Orçamento da União prevê gasto de R$ 2,1 bilhões para a realização de concursos e nomeações — está prevista a criação de 57.260 vagas nos três Poderes, sendo 54 mil apenas no Executivo.

Mas isso é apenas um indicativo, não significando o preenchimento dessas vagas.

Ao ser indagado sobre a estratégia de tentar suspender as nomeações, em entrevista ao GLOBO, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, explicou que a ideia é incentivar a entrada de servidores já pelas novas regras.

É que o governo terá que arcar com as despesas do atual sistema — que tem um déficit em torno de R$ 60 bilhões — e do novo.

Garibaldi reiterou que é preciso aprovar a proposta com urgência porque o déficit do Regime Próprio de Previdência do Servidor Público vem crescendo de forma "assombrosa".

— Os concursos serão realizados.

O governo vai suspender as nomeações, enquanto não aprovar (o novo regime). Tem declarações de outros porta-vozes do governo neste sentido, porque, se não, não tem o efeito desejado — disse o ministro, e acrescenta: — O déficit vem crescendo a um ritmo de 10% (ao ano). E há uma certeza de que vamos reduzir isso dentro de 30 anos, mas não vamos ainda zerar, porque o governo ficará atendendo às exigências de dois regimes previdenciários: o do atual servidor, que não será atingido, e o do futuro servidor, que vai realmente ingressar no novo regime.

O Ministério do Planejamento e Gestão, mais cuidadoso, disse que a realização de concursos e nomeações é feita de acordo com a "necessidade" e sustentou que não há vinculação desse tema com a votação do Funpresp: "O Ministério do Planejamento autoriza as demandas por concursos e nomeações a partir de análises caso a caso, considerando a necessidade dos órgãos, as prioridades de governo, e o cenário econômico do momento", informou o Planejamento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra