terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

União discute previdência complementar



ALESSANDRA HORTO
O DIA     -    07/02/2012




Rio -  Reunião de líderes da Câmara dos Deputados discute hoje o projeto de lei que cria o regime de previdência complementar para o servidor federal. A reunião terá a presença do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS). O texto é o destaque do Plenário nesta semana.

Os parlamentares vão debater o substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, que prevê a criação de três fundos de previdência complementar com participação do servidor e do governo. A União já aumentou de 7,5% para 8,5% a alíquota máxima que pagará enquanto patrocinador dos fundos.

Entre as principais mudanças está a criação de um teto para aposentadorias dos novos servidores federais. O parâmetro é o limite pago pela Previdência Social aos trabalhadores da iniciativa privada. Atualmente, o valor está em R$ 3.916,20.

Os servidores que desejarem ganhar acima do teto terão que aderir ao Funpresp (Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais), que será formado para complementar os benefícios.

Ao atual servidor que optar pela previdência complementar será assegurado um benefício especial. Este será calculado com base nas parcelas das contribuições recolhidas ao regime próprio de previdência acima do teto do INSS, que será atualizado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra