quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Servidores Públicos em defesa do direito de greve e negociação coletiva


Mundo Sindical     -     20/02/2013




Nesta terça-feira (19/02), os servidores públicos e dirigentes sindicais se reuniram no Auditório (Nereu Ramos) da Câmara dos Deputados para realizar um grande debate em defesa dos direitos dos trabalhadores, à negociação coletiva e o direito irrestrito de greve aos servidores públicos.

Representando a Nova Central e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, esteve o diretor de comunicação da Nova Central Sebastião Soares. Os representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, a Advocacia Geral da União - AGU, as demais Centrais Sindicais: CSP- Conlutas, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, entre outros, também participaram do encontro.

No início do evento, os palestrantes reforçaram a importância da conjuntura sindical no setor público, o estabelecimento de regras sobre negociações coletivas e direito de greve. Aproveitaram para citar alguns itens que deverão compor a formalização do sistema de relações de trabalho estabelecido entre trabalhadores e governo, cujo intuito seria a diminuição de conflito e a real aplicação dos direitos trabalhistas.

“As contradições e desigualdades se agravam e as autoridades governamentais reforçam a crise enfrentada, alegando não ter recurso para o fim do fator previdenciário, acabando por negar o direito à negociação, mantendo os baixos salários e o sucateamento dos serviços públicos. Por essa política que prejudica os trabalhadores é que estamos unidos na luta em defesa dos direitos trabalhistas”, explica Sebastião Soares.

O debate teve o objetivo de institucionalizar o processo de negociação, juntamente com um conjunto de propostas formuladas que os servidores públicos deverão articular para posteriores negociações junto ao governo federal.

Foi anunciada durante a audiência a campanha: “Reforma Comprada, Tem que ser anulada”, e a mobilização “Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores”, que será realizada em Brasília, no dia 24 de abril.

Fonte: NCST



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra