quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DISCRIMINAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO DEVE SER COMBATIDA, DIZ SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Sítio do Servidor Público
Brasília - 0/10/2009


Encarar e combater a discriminação nos ambientes de trabalho deve ser uma meta de todos os servidores e gestores de recursos humanos para garantir um melhor ambiente de trabalho, em condição de igualdade para todos, nos órgãos da União. A declaração foi dada nesta quinta-feira pelo secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, na abertura do 1º Fórum de Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho na Administração Pública Federal, que ocorre no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília.

Também na abertura do fórum, a secretária-adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes, destacou que o evento trata de um tema que é um tabu e que exige coragem se admitir e discutir.

“O preconceito é muito grave e precisa ser combatido em todos os setores da sociedade. A garantia da democratização das relações de trabalho está ligada à qualidade das condições de trabalho a qual os servidores estão submetidos. Combater o preconceito é, sem dúvida, uma das metas da SRH”, disse Maria do Socorro.

Para o ministro da Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, que também participou da abertura do fórum, a iniciativa do Ministério do Planejamento é importante para garantir o direito dos servidores que estão incluídos nas classes que mais sofrem discriminação da sociedade.

“Os direitos de todos devem ser assegurados. O acesso ao funcionalismo para todos foi garantido por meio do concurso. Antes, quando o emprego público era destinado aos apadrinhados, o número de negros, índios, portadores de necessidades especiais e homossexuais nas repartições públicas era insignificante. Após a obrigatoriedade de concurso, o acesso passou a ser igual para todos”, destacou o ministro.

O fórum é promovido pela Ouvidoria do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento em parceria com a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS). Reúne representantes de secretarias especiais da Presidência da República, integrantes de ouvidorias de diversos órgãos da União, gestores de RH e representantes da SRH.
O evento tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os gestores públicos em relação ao preconceito nos órgãos do Executivo Federal que integram o Sistema de Pessoal Civil da União (Sipec) no que diz respeito ao preconceito em relação a negros, mulheres, gays, lésbicas, portadores de necessidades especiais e idosos.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra