sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

INSS INSTITUI CARTA DE SERVIÇO AO CIDADÃO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 17/12/2009


O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) lança na próxima sexta-feira (18), em Brasília, a Carta de Serviços ao Cidadão que passa a ser oferecida à população nas 1.110 agências em funcionamento no país. O documento informa os serviços prestados pelo órgão, as condições e prazos desse atendimento.

A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de gestão pública tornado obrigatório para as instituições do Poder Executivo Federal que prestam atendimento ao público, segundo o Decreto 6.932 de agosto de 2009, de iniciativa da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.

Considerados de grande relevância e cobertura, os serviços do INSS à população estão associados às melhorias de atendimento recentemente adotadas pela instituição, como por exemplo, a concessão de aposentadoria em trinta minutos.

O órgão se junta à Anvisa como as primeiras instituições públicas a cumprirem o Decreto 6.932.

Para o secretário de Gestão, Marcelo Viana, INSS e Anvisa serão importantes na disseminação desse novo instrumento de cidadania, dado o papel natural que ambos têm de mobilizador de outros órgãos públicos.

“O INSS representa quase 10% do funcionalismo federal e a Anvisa tem uma interface com os principais setores da atividade econômica – da agricultura ao farmacêutico, do setor de cosméticos ao ramo de agrotóxicos”, pontua o secretário.

Vinculado ao Ministério da Previdência Social, o INSS tem por finalidade proteger o trabalhador e sua família, a partir do reconhecimento, pela Previdência Social, do direito ao recebimento de benefícios. O seguro social é concedido por meio de aposentadorias (especial, idade, invalidez, tempo de contribuição), auxílios (acidente, doença, reclusão), pensão por morte, salário-família, salário-maternidade, e assistência social.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra