terça-feira, 29 de junho de 2010

Nova jornada de 40h para o INSS


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 29/06/2010


Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. O posicionamento, defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi confirmado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em ação ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev). A entidade pretendia impedir a mudança da carga horária de 30 para 40 horas semanais. Os servidores alegavam que não poderiam ter a remuneração reduzida, caso optassem por não cumprir o novo horário. De acordo com a PRF4, a carga horária de seis horas é resultante de um acordo realizado com o Ministério da Previdência e Assistência Social.


MEDIDA SEM AUMENTO SALARIAL


O governo concedeu a jornada de trabalho reduzida diante da impossibilidade de conceder aumento salarial, sendo a remuneração calculada com base na jornada legal de 40 horas. A procuradoria citou, ainda, a Lei 11.907/09, que instituiu a alternativa para os servidores se manterem no regime de 30 horas, porém com a consequência de sofrerem redução proporcional de valores. Caso o servidor não se manifestasse expressamente, deveria ingressar no regime geral de 40h semanais.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra