quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TCU multa pró-reitora e vice-reitor da Ufac



Agência  TCU    -    26/01/2011


 O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou irregularidades nos pagamentos feitos pela Universidade Federal do Acre (Ufac), que incluiu o percentual de 3,17% na remuneração de servidores ativos, inativos e pensionistas. A inclusão aconteceu a partir de dezembro de 2008, com efeitos retroativos a janeiro do mesmo ano. 
      O TCU determinou a devolução dos valores indevidamente pagos e multou em R$ 20 mil a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rosemir Santana de Andrade Lima. O vice-reitor da instituição, Pascoal Torres Muniz, também foi multado em R$ 10 mil. Segundo relatório, há vários indícios de que o processo administrativo que concedeu a vantagem foi montado, o que conferiu falsa aparência de legalidade ao procedimento e dificultou a fiscalização.
      Todos os atos do processo foram produzidos em um único dia: peça inaugural, parecer da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, autorização do pagamento da parcela pelo reitor em exercício, despacho da pró-reitora de adoção de procedimentos para o pagamento, cálculo dos valores retroativos devidos a mais de mil beneficiários e inclusão da vantagem no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).
      Além disso, o parecer que fundamentou o pagamento foi elaborado por uma pessoa sem formação jurídica, a Procuradoria Jurídica da Universidade não se manifestou sobre a matéria e a vantagem foi lançada no Siape como objeto de decisões judiciais e não administrativas.
     Cópia do acórdão foi enviada à Procuradoria da República no Acre, ao ministro de Estado da Educação, ao ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e ao controlador-geral da União. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra