quarta-feira, 30 de março de 2011

Hospital Universitário consegue na Justiça a garantia de contratação de 196 funcionários



Diário Catarinense    -    30/03/2011




Objetivo é que os servidores contratados permaneçam e que alas continuem em funcionamento


O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não corre o risco de ter algumas de suas atividades paralisadas por falta de funcionários. Na segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu medida cautelar ao Ministério Público Federal (MPF) da 4ª Região para garantir a contratação de 196 funcionários, feita em 2009.

As contratações foram realizadas a mando do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, após pedido do MPF, que havia entrado com ação judicial em 2008. A União contratou os servidores, mas recorreu da sentença. A decisão de segunda-feira garante as contratações.

O MPF entrou com ação contra o HU porque a União não realizou concurso para contratar profissionais de saúde depois de ter investido recursos públicos em obras e equipamentos para diversos setores do hospital.

— Devido ao número insuficiente de profissionais, não estavam em funcionamento 13 novos leitos da UTI, quatro leitos da Unidade de Clínica Cirúrgica e duas salas do Centro Cirúrgico — afirmou o procurador da República Maurício Pessutto.

A União recorreu da sentença à segunda instância do TRF, pedindo a anulação do concurso, e conseguiu. Inconformado, o MPF, por meio da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, pediu auxílio para que a decisão fosse revista. O procurador regional da República, João Heliofar de Jesus Villar, entrou com medida cautelar para garantir que as contratações feitas com base na ação judicial fossem mantidas.

— O objetivo é que os servidores que foram contratados permaneçam e que as alas continuem em funcionamento prestando serviço à população. O grande risco é que estas alas parem e deixem filas de espera para as cirurgias e diminuição de leitos — afirma o procurador, preocupado com o grande contingente de beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo HU.

A próxima medida do MPF é recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, se preciso, ao STF, para reverter a decisão de anular o concurso. A UFSC realizou concurso público no final de 2009. De acordo com o reitor da universidade, Álvaro Prata, o concurso foi aprovado e as pessoas começaram a ser contratadas.

— Já preenchemos as 196 vagas. Esta medida não nos afeta. Só nos afetaria se tivéssemos que realizar um novo concurso. Como todo hospital sempre temos o que melhorar, mas o HU da UFSC é uma referência entre os outros hospitais universitários do país — afirmou Prata.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra