quinta-feira, 31 de março de 2011

Procuradoria confirma na Justiça validade de credenciamento de empresa para oferecer plano de saúde a servidores do Dnocs



AGU    -    31/03/2011




A Procuradoria Federal (PF) junto ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) assegurou, na Justiça, a legalidade de credenciamento da Aliança Administradora de Benefícios Ltda. para prestar diversas opções de planos de saúde aos servidores do órgão. 

A empresa firmou com o Dnocs um Termo de Acordo que foi questionado em juízo pela associação dos funcionários do órgão. A entidade ajuizou um Mandado de Segurança alegando que o acordo seria ilegal, porque foi realizado sem prévio procedimento licitatório. 

A PF/Dnocs comprovou, no entanto, que o instrumento firmado não violou a Lei de Licitações. De acordo com os procuradores, no caso de credenciamento de administradoras de benefícios, inexiste competição, não sendo necessária a exigência de licitação. A Procuradoria informou à Justiça que a empresa oferecerá opções de planos de saúde aos servidores ativos, inativos, pensionistas e seus dependentes.

O juízo da 10ª Vara Federal do Ceará acolheu os argumentos da Procuradoria e manteve a validade do Termo de Acordo. O juiz entendeu que "o escopo do credenciamento de empresas administradoras de planos de saúde é dar aos usuários o direito de optar pelo plano de saúde que melhor atenda às suas necessidades".

A PF/Dnocs é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra