quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Advocacia-Geral defende no STF validade de medidas para continuidade de serviços públicos federais durante greves


BSPF     -     04/10/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação defendendo o Decreto nº 7.777/2012 que prevê medidas para continuidade de atividades e serviços públicos federais em períodos de greve. A validade da norma vem sendo discutida em três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) propostas por entidades de classe representativas de servidores que atuam em fiscalização tributária.

Atuando no caso, a Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão da AGU, defende que o Decreto tem respaldo na Constituição ao impor que a atividade de fiscalização tributária seja operada de forma compartilhada e integrada entre as administrações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Na peça, a Advocacia-Geral destaca que a Constituição prestigia o chamado federalismo de cooperação, ou seja, a possibilidade de distribuir encargos e receitas entre os entes federados.

Dessa forma, a norma de 2012 presta-se apenas a remediar situações excepcionais, não só de greve, mas também de retardamento de atividades em observância ao princípio da continuidade de serviços indispensáveis à população.

No STF, a questão é analisada pelo ministro relator Dias Toffoli. As Ações Diretas foram ajuizadas pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal e Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais.

A Secretaria-Geral de Contencioso, órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à defesa judicial da União perante o STF.

Fonte: AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra