quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Legislativo ainda patina na divulgação de salários


BSPF     -     09/01/2013




O mais refratário dos três poderes à divulgação dos vencimentos dos seus servidores ainda utiliza subterfúgios para dificultar identificação de eventuais irregularidades


O entendimento que prevaleceu no Judiciário em 2012 de que os salários do funcionalismo são públicos é fruto de uma discussão antiga. Desde a tramitação no Congresso do projeto que originou a Lei de Acesso à Informação, o tema é motivo para embates de diversos pontos de vista. O primeiro passo no sentido da transparência foi dado pelo governo federal na regulamentação da Lei de Acesso, em maio de 2012.


Em seguida, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a publicação da sua folha de pagamento. Constrangido, o Legislativo se viu obrigado a também divulgar os vencimentos de seus funcionários. A publicação veio – ainda que a contragosto e sob algumas limitações. Quem pretende acessar os dados é obrigado a informar nome, CPF e endereço ao preencher um cadastro.


A transparência dessas informações é fundamental para o controle da sociedade sobre os gastos públicos. O Congresso em Foco mostrou que servidores dos três poderes receberam salários acima do que a Constituição permite. O teto é o equivalente ao valor pago aos ministros do STF. O limite que era de R$ 26,7 mil até dezembro passado, subiu este mês para R$ 28 mil.


Mesmo com a publicação dos salários, é difícil identificar as irregularidades. As duas Casas legislativas não permitem uma manipulação efetiva dos dados, pois obrigam o interessado a verificar, nome por nome, a relação dos mais de 25 mil funcionários e a se identificar a cada consulta.


Outra dificuldade encontrada é a confiança nos dados publicados. Em setembro, o Congresso em Foco mostrou que 2.273 servidores receberam em julho mais que o valor do teto. Em agosto, foram 2.308 funcionários. 


No entanto, a Casa informou apenas o total do salário líquido recebido pelos funcionários, mas o cálculo para determinar se um vencimento extrapolou o teto constitucional é feito com base no valor bruto. Em resposta ao site, a assessoria de imprensa da Câmara indicou na época documento confirmando que o conceito de salário líquido da Câmara exclui vários itens da remuneração, como o tíquete-alimentação.

Situação idêntica aconteceu no Senado no mesmo período. Levantamento do Congresso em Foco identificou o pagamento de supersalários a quase um quinto dos servidores da Casa.
Ao contrário do Congresso, os órgãos do Judiciário, do Ministério Público e do Poder Executivopublicam suas folhas sem necessidade de pedir informações pessoais do cidadão. 


Desde o início da Lei de Acesso à Informação, importantes funcionários do Congresso resistiram à ideia de publicar salários da categoria na internet, dentre eles a diretora-geral da Casa, Dóris Marize, que já recebeu supersalários.

Fonte: Congresso em Foco



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra