segunda-feira, 22 de julho de 2013

UnB publica edital para seleção de servidores


BSPF     -     22/07/2013




Certame prevê 236 vagas para cargos de nível superior, intermediário e fundamental. Perspectiva é suprir déficit de pessoal e cumprir acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho

Após três anos, a Universidade de Brasília abre novo concurso para contratação de servidores técnico-administrativos. O edital de seleção foi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). As inscrições começam em 5 de agosto e encerram-se às 23h59 do dia 26 do mesmo mês. As vagas são para cargos de nível fundamental, intermediário e superior, com vencimento básico que varia entre R$ 1.547,23 e R$ 3.138,70. As provas estão previstas para o dia 13 de outubro.

Áreas como Administração, Estatística e Arquivologia são algumas das especialidades contempladas no certame, que será organizado pelo Cespe. No entanto, boa parte das oportunidades é para cargos de nível médio. Serão 110 vagas apenas para assistente administrativo. “Esperamos que no início de 2014 tenhamos o resultado final das perícias e os servidores já ingressem”, diz a decana de Gestão de Pessoas (DGP) da UnB, Gardênia Abbad.

Confira aqui a relação de cargos e salários do concurso, além dos valores da taxa de inscrição para cada nível de escolaridade. O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, regido pela Lei 11.091/2005, traz ainda a possibilidade do servidor melhorar seus rendimentos ao acumular tempo de serviço ou por capacitação profissional, com a realização de cursos. Os salários, nesse caso, podem ter um aumento de 10% a 75%, de acordo com o grau de qualificação. “A UnB é uma instituição de ensino e o plano de carreira valoriza essa capacitação do servidor”, diz Karin Ventura, presidente da Comissão do Concurso.

Os concorrentes a cargos de nível intermediário e superior farão prova com 120 questões objetivas de conhecimentos básicos e específicos e prova discursiva, além de exame prático no cargo de tradutor e intéprete de língua de sinais. A prova de nível fundamental conterá 100 questões objetivas. “A discursiva é para prezar a escrita dos candidatos. A ideia é buscar pessoas preparadas para trabalhar aqui”, explica Karin.

Entre os conhecimentos básicos exigidos para todos os cargos constam conteúdos de Língua Portuguesa, noções de Direito Constitucional e de Informática. Também serão avaliados os conhecimentos em Legislação e Ética na Administração Pública, que incluem o Estatuto e o Regimento Geral da UnB. Outro ponto relativo à instituição no certame é o entendimento das Normas para Padronização de Documentos.
  
DEMANDA - Em abril, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a liberação de 689 vagas para a Universidade de Brasília, que deverão ser preenchidas até 2016. “Nós vamos começar a suprir uma primeira leva de necessidades, demandas administrativas e técnicas com esse concurso”, diz a decana Gardênia Abbad.

Segundo Gardênia, após análise da proporção de alunos com relação ao número de técnico-administrativos, observou-se um déficit de servidores. “Com esses 200 servidores para este ano não conseguiremos prover nem 40% do pessoal de que necessitamos”, conta. “Estamos trabalhando para conseguir mais vagas”, diz Gardênia.

O concurso, que tem validade de dois anos, servirá ainda para reduzir o número de contratos irregulares e atender ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a UnB e o Ministério Público do Trabalho. “Temos um acordo com o MPT que previa o desligamento de todos os contratados precarizados até 2010.

 Mas conseguimos um ajuste condicionando a saída desses trabalhadores à realização de concurso público”, explica Gardênia. "Essa também será uma oportunidade para nossos colaboradores prestarem esse concurso", disse o reitor da UnB, Ivan Camargo, ao anunciar as novas vagas para servidores durante reunião do Conselho Universitário, em 12 de abril.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra