BSPF - 03/05/2015
Relatório analisou os serviços de limpeza, vigilância e
conservação predial, sob os critérios da economicidade e eficiência
A Controladoria-Geral da União (CGU) finalizou relatório
sobre o modelo de contratação dos serviços de vigilância, limpeza e conservação
predial do Poder Executivo Federal. É o trabalho Relatório de Avaliação de
Gestão Nº 3, que avaliou a gestão da Secretaria de Logística e Tecnologia da
Informação, do Ministério do Planejamento.
O relatório analisou a terceirização dos serviços de
limpeza, vigilância e conservação predial, sob os critérios da economicidade e
eficiência. O objetivo foi produzir diagnóstico da evolução dos gastos; avaliar
a consistência da metodologia de cálculo do preço referencial; avaliar a
razoabilidade dos referenciais de produtividade; e avaliar a forma de
contratação e a suficiência dos dados das contratações.
O trabalho apontou a necessidade de implementação de
diversas melhorias no processo de contratação, como: revisão dos índices de
produtividade mínima para as atividades de limpeza e conservação predial;
revisão do referencial de bonificação das despesas indiretas e lucros das
empresas prestadoras dos serviços de vigilância; e alterações no sistema do
portal de compras do governo (Comprasnet).
As recomendações da CGU tiveram o objetivo de adequar os
custos das contratações à realidade de mercado e refletir sobre os modelos de
contratação atualmente adotados. Além disso, buscou-se fornecer à Administração
Pública Federal informações gerenciais mais qualificadas sobre a contratação
desses serviços, por meio de melhorias nos sistemas estruturantes.
Com informações da assessoria de imprensa da CGU