sábado, 1 de agosto de 2015

Reajuste acima de 21,3% para militares das Forças Armadas, confirma ministro


Alessandra Horto e Hélio Almeida
O Dia     -     01/08/2015




Os 655 mil militares das Forças Armadas vão ter reajuste salarial acima dos 21,3% propostos pelo governo federal aos servidores do Executivo e Judiciário. A afirmação foi feita ontem pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, após palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), na Praia Vermelha, no Rio. O chefe da pasta ainda adiantou que o pagamento pode ser diferente para cada categoria e patentes, entre civis, praças e oficiais.

“A expansão da nossa folha de pagamento será, sem citar número, superior a 21,3%”, disse o ministro, mas o reajuste não será necessariamente linear, pode ser por segmentos”, disse o ministro. “Um pode ter 24%, outro 18%, por exemplo. Depende da defasagem salarial de cada patente ou função e também da negociação de cada categoria junto ao Ministério do Planejamento”, acrescentou Jaques Wagner.

O governo tem até este mês para acertar os índices de aumento de todo o funcionalismo, que vão integrar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. O texto tem que ser votado até este mês pelo Congresso Nacional. Jaques Wagner se comprometeu a enviar o projeto dentro do prazo. “Vou me reunir com os comandantes das três Forças na próxima semana para discutir como será essa redistribuição”, afirmou.

O reajuste dos militares terá que entrar em um Orçamento ainda mais enxuto. O Ministério da Defesa sofreu um corte de R$ 300 milhões de um total de R$ 8,47 bilhões no Poder Executivo. O decreto que atualizou o contingenciamento orçamentário para 2015 foi publicado ontem no Diário Oficial da União.

O Ministério da Defesa informou que fará esforços para replanejar os seus gastos para o ano vigente, com a finalidade de minimizar os impactos sobre as suas atividades. “Os nossos projetos estratégicos não podem sofrer descontinuidade. Podem reduzir a velocidade mas não vai parar”, destacou nota da Defesa.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra