domingo, 20 de setembro de 2015

Serviço público nos EUA


Ivan Santos
Correio de Uberlândia     -     20/09/2015




Depois de acompanhar com paciência a contenda sobre o concurso público da Fundação de Saúde – Fundasus – em Uberlândia, várias vezes suspenso por decisão da Justiça – resolvemos pesquisar informações para saber como são escolhidos os servidores comissionados nos Estados Unidos da América do Norte. Surpreendentemente, descobrimos que lá não há concurso para escolher servidores federais. O recrutamento de servidores é feito de várias maneiras e existem institutos especializados em recrutamento de pessoal que montam estandes nas universidades para atrair os melhores talentos. A admissão pode ser uma prova, um ou vários testes de aptidão física ou exame de currículo.

No ingresso, dependendo da formação escolar e experiência do candidato, ele é enquadrado no padrão equivalente ao seu nível de formação na tabela salarial única para todo o serviço público federal e os critérios são objetivos. A base salarial nos EUA é medida anualmente e vai de US$ 17 mil a US$ 124 mil por ano no topo da carreira.

O serviço público civil federal norte-americano tem apenas uma carreira e uma só tabela salarial com 15 padrões, sendo que cada padrão tem dez níveis. No Brasil, ao contrário, são 150 carreiras ou categorias e uma infinidade de níveis e padrões. Nos EUA, a lei federal proíbe aos servidores públicos qualquer tipo de paralisação ou movimento grevista. Qualquer servidor federal a serviço de Tio Sam poderá ser demitido “a bem do serviço publico”.

Estabilidade no Brasil

No Brasil, o servidor público concursado que cumprir dois anos de estágio probatório adquire estabilidade no emprego e só se cometer falta grave pode ser submetido a um processo administrativo e, só será demitido se for comprovado que ele cometeu falta grave. Os críticos do Sistema Brasileiro dizem: “adquira estabilidade e viva tranquilo”.

Estabilidade nos EUA

Os servidores federais norte-americanos não têm estabilidade no emprego e podem ser demitidos como qualquer outro trabalhador do setor privado. A ascensão na tabela salarial é feita, exclusivamente, por mérito, através da avaliação de desempenho com fixação clara de regras e metas a serem atingidas. Nos EUA, os servidores recebem bônus anuais por produtividade.

Cargos de confiança

Os cargos de confiança, chamados de “livre provimento”, nos EUA, são 800 no Serviço Público Federal e são nomeados “assessores especiais” pelo presidente eleito. Entre os servidores do quadro permanente, 65% têm grau superior de mestre ou doutor e 85% estão lotados em Washington, DC. Os demais, atuam no exterior ou em missões temporárias nos Estados.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra