sábado, 19 de janeiro de 2019

Apesar do desejo de Witzel, Bolsonaro não pretende alterar a estabilidade do servidor


Jornal Extra     -     19/01/2019




Integrantes da equipe comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmam que não está nos planos do governo do presidente Jair Bolsonaro acabar com a estabilidade dos servidores públicos. O governador do Rio, Wilson Witzel, defendeu ontem que o assunto precisa ser discutido e repensado como forma de dar maior margem aos gestores. O que está nos planos de reestruturação das carreiras públicas é regulamentar duas situações: o direito de greve e a possibilidade de demitir servidores por mau desempenho.

— Simplesmente acabar com a estabilidade seria muito desgastante, uma vez que esse é um direito que foi assegurado ao funcionalismo federal e aos estados pela Constituição. Existe uma outra forma de dar maior eficiência ao funcionalismo — disse um integrante da equipe de Guedes, acrescentando: — Hoje, por exemplo, é muito difícil demitir um servidor por incompetência. Falta uma regulamentação. 

Há ainda o problema gerado pela falta de regulamentação do direito de greve e um exemplo recente reforça a falta de uma regra clara válida. Policiais militares — que não podem fazer paralisações por exercerem uma função essencial para a população — acabaram de retornar aos quadros no Espírito Santo por causa de uma lei de anistia. A categoria fez uma greve em 2017, que provocou uma série de transtornos à população, e vários policiais chegaram a ser demitidos. O governador Renato Casagrande, no entanto, sancionou esta semana uma lei que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do ES para anistiar esses servidores.

O governador Wilson Witzel defendeu ontem que é preciso rever a estabilidade no serviço público. Ele comentou não ser contra o direito, mas que é necessário discutir a questão. A flexibilização da estabilidade já havia sido defendida na “Carta dos governadores”, apresentada no fim do ano passado ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

O governador Wilson Witzel defendeu ontem que é preciso rever a estabilidade no serviço público. Ele comentou não ser contra o direito, mas que é necessário discutir a questão.

— É preciso discutir a estabilidade no serviço público. Eu não sou contra. Mas é preciso discutir, repensar. É preciso ter um pouco mais de margem para o administrador público — defendeu Witzel.

Para se alterar a estabilidade do servidor, uma emenda à Constituição precisa ser levada ao Congresso Nacional e aprovada em discussões na Câmara e no Senado, sempre com a necessidade de aprovação por 3/5 dos parlamentares de cada casa legislativa.

— A estabilidade no serviço público é uma substituição do FGTS dos trabalhadores regidos pela CLT. Servidor público não tem FGTS. Revogar a estabilidade, além de ser uma deslealdade com essa troca, aprofunda o serviço público como objeto de interesses — disse o advogado Rudi Meira Cassel, especialista em direito público.

Já Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), o governador que sugere o fim da estabilidade demonstram pouca conhecimento da máquina pública.

— É estranho ouvir um governador falar isso. Hoje, nos Estados, a maior massa de servidores pertencem à Educação e às forças de Segurança. No caso do Rio, não vejo forma de o governador levar à frente a demissão de servidores dessas duas categorias. O Estado precisa é de mais servidores para essa duas áreas e não de demissões — lembrou.

Por Nelson Lima Neto e Martha Beck


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra