sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Iphan nega irregularidades em concurso público


BSPF     -     25/01/2019




Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviou a seguinte nota ao Blog sobre a matéria que mostra que um servidor foi aprovado em concurso do qual ele participou da elaboração. Eis a íntegra: 

“Referente a matéria “Servidor do Iphan participou de reuniões sobre concurso no qual ele foi aprovado” cabe esclarecer que, dos dias 07 a 10 de maio, ocorreram reuniões extraordinárias da Diretoria Colegiada e do Comitê Gestor do Iphan (que compreende todos os dirigentes do Instituto) para tratar do assunto “concurso” tendo em vista a publicação da Portaria MPDG nº 108/18, que resultou na redução de 105 cargos de nível médio em relação aos 236 cargos, de nível médio, aprovados inicialmente na Lei Orçamentária Anual – LOA 2018. 

Entre outros temas, discutiram:

– Pauta: Concurso do Iphan (redistribuição de vagas de nível médio e informes) – dia 07 e 08 de maio;

– Pauta: Alinhamentos Gerais, Assuntos Diversos e Regimento Interno do IPHAN – dias 08, 09 e 10 de Maio. 

A partir de 11 de maio de 2018, somente os servidores efetivos e estáveis da Administração Pública que compõem a Comissão de Acompanhamento de Concurso Público, estabelecida pela Portaria IPHAN nº 178 (07 de maio de 2018), e que assinaram o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo em Contrato, tiveram acesso às informações sobre o concurso, inclusive a escolha da Banca Organizadora. 

A escolha e o aceite da proposta da Banca Organizadora ocorreram única e exclusivamente pela Comissão de Acompanhamento de Concurso Público e tão somente em 25 de maio de 2018. Em decorrência, em 29 de maio de 2018, o CEBRASPE foi contratado. A partir desta data, iniciou-se o processo de preparação do edital, incluindo conteúdo programático, cronogramas, vagas, ou seja, tudo o que envolve o processo propriamente dito (SEI nº 01450.002386/2018-96). 

Roberto Stanchi teve vínculo com o Iphan entre 12 de fevereiro de 2009 e 11 de fevereiro de 2014 na condição de servidor por contrato temporário. Em 2009, foi aprovado na 14ª colocação de 25 vagas ofertadas para o Iphan no Processo Seletivo Simplificado (PSS). Em novo Processo Seletivo para contratação de Servidores Temporários, Roberto Stanchi foi aprovado na terceira colocação das 10 vagas ofertadas para Brasília e reestabeleceu vínculo com a instituição, a partir de 19 de fevereiro de 2016, o qual mantém até hoje. 

No Concurso Público Iphan nº 01/2018, Roberto Stanchi, conforme resultado apurado pela Banca Organizadora, classificou-se em sétima colocação para o Cargo 2: Técnico I – Área 2, atendendo aos requisitos exigidos pelo Edital. 

O Iphan tem conhecimento que, dos 411 cargos para provimento pelo concurso de 2018, pelo menos trinta colaboradores da Instituição (servidores temporários, servidores cedidos, terceirizados e prestadores de serviço) foram igualmente classificados e aprovados neste certame. 

Por fim, o Instituto reafirma que não há qualquer irregularidade ou mácula ao processo que resultou no Concurso Público Iphan nº 01/2018 e que a pontuação e a classificação obtidas por todos os candidatos classificados foram aferidas e divulgadas pela banca organizadora. 

Linha do Tempo

03 de maio de 2018 – Autorização do concurso (Portaria MPDG nº 108/18). Foram realizadas reuniões com a Diretoria e servidores do Iphan para a definição das estratégias de obtenção, junto ao MPDG, da autorização para a realização do concurso.

07 a 10 de maio 2018 – Ocorreram reuniões extraordinárias da Diretoria Colegiada para tratar da redução de 105 cargos de nível médio em relação aos 236 cargos, de nível médio, aprovados inicialmente na Lei Orçamentária Anual – LOA 2018.

07 de maio 2018 – Nesta data foi instituída a Comissão de Acompanhamento de Concurso Público

11 de maio de 2018 – Somente os servidores efetivos e estáveis da Administração Pública que compõem a Comissão de Acompanhamento de Concurso Público, e que assinaram o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo em Contrato, tiveram acesso às informações sobre o concurso, inclusive a escolha da Banca Organizadora.

25 de maio de 2018 – A escolha e o aceite da proposta da Banca Organizadora ocorreram única e exclusivamente pela Comissão de Acompanhamento de Concurso Público.

29 de maio de 2018 – O CEBRASPE foi contratado. A partir desta data, iniciou-se o processo de preparação do edital, incluindo conteúdo programático, cronogramas, vagas, ou seja, tudo o que envolve o processo propriamente dito.

Fonte: Blog do Vicente


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra