terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Servidor do Iphan participou de reuniões sobre concurso no qual ele foi aprovado


Blog do Vicente     -     22/01/2019




Antes de ser aprovado em terceiro lugar entre as 10 vagas ofertadas em Brasília no último concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o atual coordenador nacional de licenciamento ambiental do órgão, Roberto Stanchi, servidor temporário da autarquia há mais de dois anos, participou de pelo menos quatro reuniões com a diretoria interna sobre a prova.

Os encontros aconteceram no gabinete da presidente do Iphan, Kátia Santos Bogéa, e estão todos na agenda oficial, que pode ser acessada no site http://portal.iphan.gov.br. De janeiro a maio de 2018, Stanchi esteve em quatro reuniões com a pauta Concurso do Iphan ou apenas Concurso. A prova foi feita em agosto de 2018. 

Em dezembro, ele foi aprovado para lidar com assuntos como patrimônio arqueológico e licenciamento ambiental, justamente a área que já coordena no órgão, embora sem vínculo. Ao ser nomeado para o cargo, ele estaria, portanto, formalizando o trabalho que já faz desde 2016 por meio de contrato temporário — com remuneração bruta de R$ 8,3 mil, maior do que o salário inicial de R$ 5 mil dos aprovados do nível dele. 

Reuniões 

O Iphan afirmou que o objetivo das reuniões das quais Stanchi participou, feitas com “a diretoria e servidores”, era definir estratégias para que o Ministério do Planejamento autorizasse a realização do concurso, já previsto no Orçamento de 2018. 

Ao Blog, o instituto garantiu que, desde 3 de maio, quando a pasta autorizou o certame, somente os servidores “efetivos e estáveis” que compõem a comissão de acompanhamento de concurso e o Centro de Seleção e Produção de Eventos (Cebraspe), banca examinadora, passaram a participar das reuniões sobre o tema. 

Esse grupo teria sido o único que teve acesso a informações de preparação do edital, incluindo conteúdo programático, cronogramas, vagas, “ou seja, tudo o que envolve efetivamente o processo”, segundo o Iphan. 

Roberto Stanchi, no entanto, continuou participando de reuniões com a diretoria pelo menos até cinco dias depois que o Ministério do Planejamento liberou a realização da...

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra