terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Governo federal vai restringir concursos públicos


Cidade Verde     -     05/02/2019




O governo federal vai apertar as regras para todos os órgãos que pedirem ao Ministério da Economia a abertura de novos concursos públicos.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, disse ao Estadão que o decreto 6.944, que trata de normas de concursos públicos, será alterado para "racionalizar" os pedidos dos órgãos que hoje são frequentes: mais concursos, mais orçamento e mais cargos.

Ele classificou as medidas como "guarda-chuva" da reforma do Estado.

Segundo o secretário, o novo decreto será publicado no Diário Oficial ainda em fevereiro e definirá que, antes de pedir novos concursos de servidores, os órgãos terão de cumprir uma lista de exigências, como:

- digitalizar 100% dos serviços que podem ser oferecidos pela internet
- converter os processos administrativos que estão ainda em papel para o formato eletrônico
- rever as políticas de cessão de pessoas para outros ministérios, Estados e municípios

Outra medida que estará prevista no decreto é que todos os órgãos façam uma descrição do trabalho de cada cargo para evitar "vagas genéricas". "Com isso, conseguiremos monitorar melhor a efetividade das vagas", disse o secretário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra