quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Governo cortará 21 mil cargos federais


Destak Jornal     -     06/02/2019




Cortes em funções gratificadas e cargos comissionados pode gerar economia de R$ 220 milhões na folha de pagamento

A promessa do governo Bolsonaro de sanear a dívida pública terá reflexos no funcionalismo federal. Visando uma folha de pagamento mais enxuta – um dos grandes "vilões" das contas da União, junto com a Previdência -, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um plano que prevê o corte de 21 mil cargos comissionados (CCs) e funções gratificadas (FGs). Atualmente, aproximadamente 130 mil pessoas ocupam esses cargos, que devem começar a ser esvaziados no segundo semestre.

Além de economizar R$ 220 milhões por ano com a redução de despesas, a intenção do novo governo é inibir uma antiga prática: a de premiar aliados com cargos. No caso dos CCs, empregar no setor público por pessoas não concursadas; e nos FGs, de remanejar um servidor do quadro funcional para outra função, com acréscimo salarial. A ideia é que CCs e FGs só sejam admitidos se tiverem comprovada qualificação técnica.

Vias digitais

Para evitar novas contratações, cerca de mil serviços públicos passaram a ser oferecidos por meio digital e online nos próximos dois anos. É o caso de cadastros do INSS e matrículas de universidades federais.

O decreto 6.944, que deve ser publicado no Diário Oficial ainda em fevereiro, reunirá normas para pedidos frequentes dos órgãos públicos de mais recursos humanos e cargos. A ideia é que, antes de pedir novos concursos de servidores, os órgãos já tenham convertido processos administrativos em papel para digital, por exemplo.

"Com o mesmo quantitativo de servidores, é possível ter um resultado maior e melhor. Vamos primeiro focar na eficiência operacional", diz o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra