sábado, 13 de abril de 2019

Governo federal acaba com o uso de “vossa excelência” em documentos e eventos


BSPF     -     13/04/2019




A partir de 1º de maio, somente serão utilizados no Poder Executivo os termos “senhor” ou “senhora”
“Vossa excelência”, “doutor”, “ilustríssimo”, “digníssimo” e “respeitável”. Estes são alguns dos pronomes de tratamento que deixarão de ser utilizados em documentos públicos e em eventos do governo federal. A partir de 1º de maio, somente serão usados “senhor” ou “senhora”. O Decreto nº 9.758/2019 foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (12).

“Queremos que as pessoas sempre lembrem que o governo existe para servir aos cidadãos. Essa é a razão de existir dos agentes públicos”, afirma o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart. “Não deve haver distanciamento entre o setor público e a população, todos devem ser tratados da mesma forma e com o mesmo respeito e consideração”, destaca.

Transformação de culturas

Segundo o secretário, a medida faz parte de um projeto mais amplo de transformação de cultura organizacional. Com o decreto, não será mais empregado, por exemplo, o vocativo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, mas apenas Senhor Presidente da República.

Também não será empregado o endereçamento “A sua Excelência o Senhor”, mas apenas “Ao Senhor”.

Entre as premissas que a iniciativa visa atender estão:

reforçar a cultura de servir na administração pública federal;

tratar todos igualmente, sem distinções, conforme preceitua a Constituição;

aproximar os agentes públicos dos cidadãos, eliminando barreiras que criem distinção e distanciamento;

simplificar e desburocratizar os atos normativos, ações e procedimentos.

Exceções

O decreto se aplica no âmbito do Poder Executivo Federal. Dessa forma, não impacta as comunicações com autoridades estrangeiras e com organismos internacionais ou com outros Poderes da União que exijam tratamento especial.

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra