sábado, 13 de abril de 2019

União lança plano para demitir 12 mil servidores


BSPF     -     13/04/2019




Doze mil servidores federais vão passar por programas de demissão voluntária este ano. A informação é do Ministério da Economia. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) aprovou cinco propostas de empresas estatais para implementação de PDVs em 2019.

O ministério informou que 79 mil servidores são elegíveis aos programas — em um segundo momento, outros 67 mil poderiam ser enquadrados.

“O foco, acredito, são as estatais deficitárias. Quando uma empresa é privatizada, os trabalhadores migram para outros órgãos do governo, uma vez que são concursados. Para reduzir os custos com pessoal, surge o programa de demissão voluntária”, apontou o professor de Orçamento Público da Fucape João Eudes Bezerra Filho.

Por meio do programa, o servidor receberia uma indenização para deixar o serviço público. A medida já havia sido adiantada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para “enxugar” os gastos com a gestão pública federal.

Além disso, o governo federal oficializou, nesta sexta-feira (12), a extinção de 13.231 cargos públicos efetivos. O decreto nº 9.754 abrange cargos vagos e que vierem a vagar na administração pública federal.

São funções consideradas obsoletas ou que podem ser exercidas por terceirizados. Entre elas: jardineiro, piloto de lancha, técnico em radiologia e auxiliar de enfermagem.

Por Caroline Freitas

Fonte: Tribuna Online


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra