quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Governo profissionaliza ocupação de cargos de direção


BSPF     -     19/09/2019




O governo está profissionalizando a ocupação de cargos de direção no Ministério da Economia. Nesse sentido, a Secretaria de Gestão iniciou um processo seletivo para definir o próximo diretor da Central de Compras da pasta. O recrutamento e a análise inicial dos profissionais com perfil adequado para o desempenho das funções de diretor contam com a colaboração da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

O cargo de diretor faz parte do terceiro escalão do governo federal. A iniciativa busca encontrar um profissional que atue no fortalecimento do modelo de compras centralizadas e de serviços compartilhados no governo federal. O objetivo é reduzir gastos com aquisições e contratações, simplificar procedimentos e aumentar a qualidade nas compras. “Essa é uma política do atual governo: qualificar cada vez mais a gestão pública, aumentando sua eficiência. E estamos fazendo isso de forma mais transparente”, esclarece o secretário de gestão, Cristiano Heckert. 

A Central de Compras está subordinada ao secretário de Gestão e comandará cinco coordenações-gerais e uma coordenação, numa equipe de cerca de 70 pessoas. Além de possuírem idoneidade moral, reputação ilibada e perfil compatível com o cargo, os interessados deverão ter, no mínimo, cinco anos de experiência profissional em atividades relacionadas a compras públicas ou três anos ocupando cargo em comissão ou função de confiança em qualquer um dos Poderes. 

O processo seletivo para a diretoria da Central de Compras é mais um efeito dos decretos 9.727 e 9.916, publicados pela pasta neste ano. Eles definem critérios gerais para ocupação de cargos de confiança e funções comissionadas no Poder Executivo. A escolha do diretor da Secretaria de Gestão terá duas etapas e a previsão é de que esteja concluído até o início de outubro.

Por Anna Russi

Fonte: Blog do Vicente


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra