sábado, 26 de outubro de 2019

“São os servidores públicos que mantêm o país de pé”


BSPF     -     26/10/2019




“São os servidores públicos que mantêm o país de pé”, afirma Marques, em sessão solene na Câmara

"Se queremos realmente combater a corrupção, precisamos valorizar o servidor. Se queremos políticas públicas de qualidade, valorizemos o servidor. É através da valorização do servidor que faremos do Brasil um grande país. Por isso estamos aqui para parabenizar todo o servidor e toda servidora”, disse a deputada Erika Kokay.

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado na próxima segunda, 28. Rudinei Marques, presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, representou as carreiras de Estado na mesa da solenidade, presidida pela deputada Erika Kokay (PT/DF). Diante do desmonte do serviço público em curso no país, o evento tornou-se uma grande oportunidade para ressaltar a importância dos profissionais que trabalham para garantir o atendimento dos direitos da população.

Conforme destacou Marques, nos últimos quinze anos, o serviço público quadruplicou o número de famílias atendidas por programas de assistência social e duplicou o número de atendimentos ambulatoriais no SUS. Na Educação, o número de alunos matriculados na educação profissional de nível médio foi de 279 mil, em 2002, para 1,7 milhão, em 2018. Os avanços obtidos nessas e outras áreas vão na contramão da falta de investimento no setor público. 

“São os servidores que mantêm o país de pé. Mesmo diante da mais grave crise econômica, fiscal e política da história do país, nós continuamos fazendo entregas de serviços públicos à população. As universidades, escolas, hospitais e postos de saúde continuam funcionando. As carreiras de Estado seguem desempenhando suas atividades, que são essenciais para o funcionamento da máquina.  Tudo isso, com metade do número de servidores registrado nos países da OCDE e com o gasto com pessoal, em relação ao PIB, sendo reduzido ano a ano”, observou o presidente do Fórum.

A análise corrobora com entendimento do deputado Mauro Benevides Filho (PDT/CE). Na tribuna, ele destacou que a tentativa do governo de colocar a culpa da crise nos servidores é inadmissível e se colocou à disposição para enfrentar, ao lado da categoria, as batalhas que se avizinham.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Israel Batista (PV/DF), também marcou presença na solenidade. “Exigimos a manutenção da estabilidade do servidor público, da remuneração previsível e exemplar. Não vamos aceitar uma reforma administrativa que demoniza o servidor e desrespeita o que foi construído nesse país”, pontuou o parlamentar.

Para concluir a sessão, a autora do requerimento, deputada Erika Kokay, enalteceu o trabalho desenvolvido no setor público. “Se queremos realmente combater a corrupção, precisamos valorizar o servidor. Se queremos políticas públicas de qualidade, valorizemos o servidor. É através da valorização do servidor que faremos do Brasil um grande país. Por isso estamos aqui para parabenizar todo o servidor e toda servidora”, concluiu.

Fonte: Fonacate


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra