domingo, 10 de novembro de 2019

Servidor: Reforma administrativa vai acabar com disparidades e equiparar carreiras


O Dia     -     10/11/2019




Intenção da equipe econômica do governo Bolsonaro é simplificar a estrutura do setor público

As atenções do funcionalismo de todo o país se voltam esta semana para o Congresso Nacional, que pode receber a proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma administrativa do governo Bolsonaro. Já se sabe que a ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe é promover a mais ampla reestruturação do setor público brasileiro. E uma das medidas prometidas no texto é a padronização das regras das carreiras federais — o que deve ser seguido por estados e municípios.

Integrantes da equipe econômica da União afirmam que o projeto acabará com as diferenças entre as profissões, como, por exemplo, o tempo para se atingir o topo da carreira. Eles argumentam que há "injustiças" e disparidades, com tratamento desigual entre as categorias.

Isso, aliás, já havia sido sinalizado pelo secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, em entrevista à coluna no dia 13 de outubro.

Assim, os requisitos para as ascensões na carreira deverão ser iguais, apesar de ainda haver algumas divergências entre técnicos do Executivo em relação a esse tópico, tendo em vista as peculiaridades de algumas profissões. Nesse entendimento, alguns defendem normas diferenciadas em casos específicos. 

Mas, ainda assim, Paulo Guedes e outros governistas querem igualar as regras para ascensões na carreira pública. E defendem que as promoções e progressões funcionais devem ser concedidas pelo Estado exclusivamente por mérito do funcionário, e não por tempo.

Estudo mostra disparidades

Parte do estudo elaborado pela área econômica do governo federal que embasa a reforma administrativa — ao qual a coluna teve acesso — demonstra as disparidades que governistas têm mencionado.

O 'encurtamento' do tempo para a ascensão profissional aparece mais nas carreiras de polícia, de acordo com o levantamento.

Em um dos exemplos, para um agente, a idade média de ingresso no cargo é de 30 anos, e a de chegada no topo da carreira é de 41 anos. Ainda nesse caso, a idade média de aposentadoria é 54 anos.

A análise dos economistas faz comparações deles com tecnologistas da carreira de Ciência e Tecnologia e com professores do Ensino Básico e Técnico, que têm, respectivamente, idade média de ingresso no cargo de 36 e 35 anos, e (para ambos) 54 anos é a idade média em que alcançam o nível mais alto da carreira.

Avaliação de desempenho

A reforma administrativa promete simplificar as carreiras, seguindo o modelo adotado por Portugal, em 2009. Também acabará com a...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra