segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Administração pública brasileira está ‘atrasada’, diz secretário da Desburocratização


BSPF     -     20/01/2020




Para Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a administração pública brasileira precisa se modernizar. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, ele explicou como a reforma administrativa, prevista para ser apresentada em fevereiro, pode contribuir para modernizar os mecanismos de atuação do Estado.

A intenção da reforma, segundo Uebel, é entregar um serviço público de melhor qualidade, prestando contas de forma mais eficaz e reconhecendo os bons servidores que “querem fazer a diferença”.

“Estamos engessados. Mesmo os bons servidores estão amarrados. Tanto a estratégia de atuação de Estado quanto os mecanismos de atuação estão atrasados, são da década de 80. A proposta vai abranger questões de estratégia, do papel do Estado e como ele vai atuar. Na parte de estrutura, compreender como atender mais e melhor a sociedade, e na parte pessoal também – trazer melhores regras para conseguir reconhecer os bons servidores”

Os servidores estão entre os principais pontos abordados pela reforma. Entre as medidas previstas, está a capacitação dos funcionários públicos. “Quem não tiver uma boa performance terá acesso a um mecanismo de capacitação eficiente. O desligamento só pode acontecer em um segundo momento, para quem mesmo após a oportunidade não conseguir entregar”, explicou.

Algumas das regras já vigentes para o trabalhador do setor permanecerão as mesmas, por determinação de Bolsonaro. Uebel conta que o presidente pediu atenção a quatro principais pontos – não vai haver diminuição dos salários e postos de trabalho ou mudanças na estabilidade. “O último é garantir que os pagamentos estejam sempre em dia. Disso, o presidente não abre mão”, afirmou.

O secretário prevê ainda que a medida receberá apoio da população e dos servidores. “Temos mapeado muito, conversado muito. O apoio popular é brutal. A sociedade brasileira quer ver mudanças, ela quer ver um governo que dê resultados. Ela sabe que paga uma carga tributária muito elevada e quer um retorno maior – e ela tem todo direito de exigir isso. O Estado existe para servi-la, e nós precisamos entregar um resultado melhor.”

Fonte: Jovem Pan


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra