terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Funcionalismo: Guedes ataca possível mobilização por aumento salarial


Terra     -     14/01/2020




'Acho que seria do interesse do funcionalismo não criar muita onda agora', disse o ministro da Economia

"Qualquer onda do funcionalismo para pedir aumento de salário agora, mais privilégios, seria uma demonstração colossal de insensatez", afirmou ao Estado o ministro da Economia, Paulo Guedes. "Com 40 milhões de brasileiros sem carteira assinada, acredito que, se isso ocorrer, poderá levar a opinião pública a exigir medidas muito mais duras do que as que nós vamos propor para os funcionários atuais na reforma administrativa. Estamos poupando o funcionalismo na questão da estabilidade e não estamos falando nada de salários atuais."

Segundo Guedes, nos últimos 15 anos, o funcionalismo federal teve mais de 50% de aumento real (acima da inflação) nos salários, enquanto o Brasil mergulhou no desemprego em massa.

Em resposta a uma pergunta sobre um possível amolecimento de Bolsonaro com a pressão dos servidores, Guedes disse acreditar que "ele sabe a diferença entre um presidente forte e popular, como (o ex-presidente americano ) Ronald Reagan e a ex-primeira ministra (britânica) Margaret Thatcher, e um populista e fraco, como (o ex-presidente) João Goulart".

Em referência à iniciativa do governo do Distrito Federal de pedir recursos da União para pagar aumento dos funcionários locais, o ministro afirmou que "está havendo um mal-entendido, levando à percepção de que estamos querendo dar aumento de salário". De acordo com ele, "em nenhum momento" Bolsonaro quis dar um sinal verde para a deflagração de uma onda de reivindicações salariais dos servidores federais.

"O dinheiro que eles estão pedindo é do próprio Distrito Federal, de um fundo deles administrado pela União. Não é do governo federal", disse. "Eles é que querem dar aumento ao funcionalismo, com dinheiro deles mesmos, não nós."


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra