segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Funcionalismo: Projeto da reforma administrativa mobiliza categorias de todos os Poderes


O Dia     -     20/01/2020




A sinalização que integrantes da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro já deram algumas vezes de que a reforma administrativa não afetará o Judiciário, Ministério Público e Legislativo não freou a articulação de servidores desses órgãos.

O funcionalismo federal vinculado ao Poder Executivo está mobilizado para acompanhar os avanços da reforma, e tem a 'companhia' de funcionários dos outros Poderes. E isso inclui aqueles que trabalham nos estados, e não só na União.

No município e Estado do Rio de Janeiro, as categorias já estão se articulando para construir uma frente de acompanhamento do assunto.

Representantes do setor público dizem que estão em alerta e atentos a cada passo do governo, sendo que a proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma deve ser encaminhada ao Congresso neste primeiro semestre. A ideia do Executivo é que em fevereiro o texto já esteja no Parlamento.

Há ainda um forte apoio por parte de parlamentares, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao projeto de reformulação do serviço público no país. E a expectativa de governistas é que a PEC da reforma seja aprovada no primeiro semestre.

Vale lembrar que a reforma propriamente dita será concluída em etapas, já que, primeiro, a União enviará a PEC para modificar algumas regras da Constituição Federal e abrir caminho para outros projetos de lei — mais específicos — que concluirão essa reestruturação do RH do país.

Corte salarial

Antes mesmo do envio da reforma ao Congresso, o governo federal já encaminhou outros projetos com objetivo de reduzir gastos públicos. Entre eles, a...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra