terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Governo federal não têm previsão de reajuste para funcionalismo


Jornal Extra      -     21/01/2020




Governos federal, estadual e municipal não têm previsão de reajuste para funcionalismo

Os servidores públicos têm um grande desafio em 2020: conseguir negociar com os governos o reajuste salarial, já que as agendas estão com foco no ajuste fiscal e na reforma administrativa. O EXTRA apurou com o governo federal, e também com o estadual e municipal do Rio a possibilidade de reposição salarial para os servidores do Executivo. O governo federal disse que não há previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA).

No Estado do Rio, o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho também disse, em entrevista concedida em dezembro, que não há expectativa para isso. E na Prefeitura do Rio, a Casa Civil disse, em nota, que até o momento também não tem previsão.

Ainda assim, as categorias já se mobilizam para negociar a reposição pela inflação, inclusive com indicativo de paralisações e greves. Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), indagou algumas categorias são beneficiadas e outras não. Os servidores vão se reunir no dia 12 de fevereiro no Congresso Nacional para tratar do tema.

— Os militares chegaram a ter um aumento de 75%, enquanto o servidor do Executivo está há três anos sem reajuste. Segundo dados do Dieese, a nossa perda histórica de 2010 a 2019 já representa 31% — disse.

Sem reajuste desde 2014, os servidores do estado amargam uma perda de 31,06%, considerando a inflação acumulada do período, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os cálculos são dos economistas Bruno Sobral, coordenador da Rede Pró-Rio, que estuda política pública regional e Pedro Ivo, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O último reajuste concedido pela...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra